10 benefícios do mergulho em nossa vida

10 benefícios do mergulho em nossa vida

  1. Melhora sua saúde emocional

Você já sentiu paz ao observar os peixes e a vida marinha de um aquário? Agora imagine observar toda essa biodiversidade estando fisicamente embaixo d’água. Já é comprovado por diversos estudos que mergulhar aumenta os sentimentos de segurança, felicidade, pertencimento e bem-estar. Mais do que isso, ter uma mente calma pode ajudar a adquirir uma rotina de pensamentos mais positivos, redução dos níveis de stress e ansiedade que são causas de depressão.

  1. Melhora a circulação sanguínea

Quando mergulhamos ficamos expostos a gradientes de pressão. Todos os músculos do nosso corpo estão trabalhando simultaneamente e requerem oxigênio para isso, então seus vasos sanguíneos se abrem para que o oxigênio possa ser levado aos músculos.

  1. Ajuda a aliviar o stress

As técnicas de respiração utilizadas no mergulho são muito similares as utilizadas na meditação. Focar na observação dos animais marinhos e do que está acontecendo embaixo d’água distraí a sua mente dos problemas do dia-a-dia, permitindo com que sua mente ser esqueça dos problemas durante o mergulho. Isso permite nosso corpo e sistema nervoso central a restaurar seu balanço natural.

  1. Melhora sua capacidade de concentração

Por simultaneamente manter o seu balanço enquanto nadando e prestar atenção ao seu redor, seu cérebro melhora a capacidade de concentração e consciência das coisas ao seu redor.

  1. Reduz a pressão sanguínea

O aquecimento do seu corpo somado as respirações tranquilas e profundas usadas durante o mergulho ajuda na redução da pressão sanguínea. Muitos estudos mostram que os números de derrames ou ataques cardíacos diminuem consideravelmente dentre os praticantes frequentes de mergulho.

  1. Aumento de força e flexibilidade dos músculos

 Mergulhar é um ótimo exercício físico! Todos os seus conjuntos musculares tendem a se exercitarem mais durante o mergulho devido a resistência da água.

  1. Visitas a lugares paradisíacos

Quando mergulhadores escolhem seu próximo destino de férias, sempre acabam por optar por belas ilhas com águas cristalinas perfeitas para a prática do mergulho assim como benéficas para o corpo e a mente.

  1. Os efeitos curativos da água salgada e do sol na nossa pele e ossos.

A água salgada é particularmente boa para a nossa pele, aumentado sua elasticidade e aparência externa. Ao mesmo tempo o sol aumenta seus níveis de vitamina D no corpo que é essencial para a absorção de cálcio nos ossos para que fiquem mais fortes e saudáveis. A exposição à luz do sol também ajuda no aumento da produção de endorfina que gera sentimento de felicidade e bem-estar. Mas lembre-se sempre do uso de protetor solar sem compostos de prejudiquem os corais e a vida marinha!

  1. Conexão com a natureza

A prática do mergulho te deixa mais próximo a natureza. Os praticantes do mergulho se interessam mais por assuntos ligados ao meio ambiente.

  1. Constrói amizades que duram a vida toda

 Quando você vai mergulhar, irá conhecer pessoas que se interessam pelos mesmos assuntos que você além de compartilharem a mesma paixão, isso te dará um sentimento de pertencimento dessa comunidade. Não importa o seu destino, você conhecerá novas pessoas de diferentes partes do mundo. Se você gostou desse artigo e sentiu vontade de conhecer e fazer parte desse mundo, entre em contato conosco agora mesmo e marque seu mergulho aqui em Ilhabela!

 

Open chat
Precisa de ajuda?